​Por onde é mais seguro enviar as suas mensagens?​​

Conheça o ​app de mensagens ​"​mais seguro da internet​"​

​O recente vazamento de conversas​ no Brasil​ atribuídas​ a autoridades se tornou assunto nos grupos de Whats​A​pp e nos encontros de amigos nos últimos dias. Mas acima disso, colocou em pauta a segurança digital dos aplicativos de mensagem. Até onde temos privacidade e estamos seguros quando compartilhamos algo pessoal ou profissional?

E justamente por este contexto, um aplicativo de mensagens instantâneas vem ganhando projeção por apresentar mecanismos que possibilitam maior segurança ao usuário: o ​​Signal!

Mas que é o Signal?

O Signal é um serviço de mensagens criptografadas multiplataforma desenvolvido pela Signal Foundation e pela Signal Messenger LLC. Ele usa a Internet para enviar mensagens de um​ usuário​ para ​outro ou para um grupo, ​podendo ​incluir arquivos, notas de voz, imagens e vídeos.

E porque é mais seguro…

Entre os fatores que levam o Signal a ser considerado mais seguro, estão os mecanismos que verificam a identidade do interlocutor e os que permitem a autodestruição das mensagens, segundo o coordenador de MBA em Gestão de Cibersegurança da FIAP, Marcelo Lau.

​Mas v​ale trocar o WhatsApp, Facebook Messenger ou Telegram pelo Signal?

​Diferente do WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger ou outros,​ uma ferramenta no Signal capaz de comprovar a identidade do interlocutor. O aplicativo gera um QR Code ou uma combinação numérica, e esse mecanismo deve ser enviado ao interlocutor por outro meio de um contato preestabelecido (e-mail ou telefone por exemplo) para confirmar se realmente é a pessoa com quem se deseja conversar no app.

Ainda assim, segundo Marcelo Lau: “Softwares são feitos por pessoas. E pessoas são falhas. Nada nos impede de encontrar, no futuro, falha nesses comunicadores instantâneos, incluindo o próprio Signal”.

Se interessou em testar​?​

O Signal pode ser baixado gratuitamente para smartphones Android e iOS, além de estar disponível para computadores com sistemas Mac e Windows.​​​