39 frases do livro Extraordinário que são extraordinárias

"Nossos feitos são nossos monumentos. Construídos com memórias em vez de pedra."

Veja uma seleção de frases do livro Extraordinário e se inspire na história de Auggie, um menino que nasceu com a síndrome de Treacher Collins, que causa uma deformação facial. Por causa disso, ele é extremamente inseguro e gosta de viver isolado, tendo muita dificuldade de lidar com a entrada na escola.

O livro foi escrito por R. J. Palacio que foi publicado em 2012.

Banner de Compra - Livro Extraordinário




Melhores frases do livro Extraordinário

Melhores Frases do Livro Extraordinário

Estas são algumas das melhores frases do livro Extraordinário para se inspirar e refletir. Assim como as frases do livro A Culpa é das Estrelas, elas vão te tocar.

  1. Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.
  2. Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção. Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas me vissem e depois fingissem olhar para o outro lado. Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.
  3. Certo, admito que no primeiro dia de aula eu estava tão nervoso que, em vez de frio, eu estava era com um polo norte inteiro na barriga! A mamãe e o papai deviam estar um pouco nervosos também, mas agiam como se estivessem muito animados por mim, tirando fotos minhas e da Via antes de sairmos de casa, afinal era o primeiro dia de aula dela também.
  4. Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.
  5. Às vezes acho que minha cabeça é tão grande porque é muito cheia de sonhos.
  6. Todo mundo tinha visto August em algum momento. Todos nós sabíamos seu nome, embora ele não soubesse os nossos.
  7. Às vezes magoamos as pessoas sem querer.
  8. Gostei disso. Gostei mesmo, Summer. Significa que na minha próxima vida não vou continuar preso a esse rosto.
  9. Vamos criar uma nova regra de vida… sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário?
  10. Eu gostaria que todos os dias fossem Halloween. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por aí e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem máscara.
  11. “Mais gentil que o necessário”. Que frase maravilhosa, não é? Mais gentil que o necessário. Porque não basta ser gentil. Devemos ser mais gentis do que precisamos. Adoro essa frase, essa ideia, porque ela me lembra que carregamos conosco, como seres humanos, não apenas a capacidade de ser gentil, mas a opção pela gentileza. O que isso significa? Como isso é medido? Não podemos usar uma régua. É como eu estava dizendo antes: a questão não é medir quanto vocês cresceram este ano. Não dá para quantificar com precisão, não é? Como sabemos que fomos gentis? O que é ser gentil, a propósito?
  12. A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força… Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração.
  13. Seus feitos são seus monumentos.
  14. Disseram que gostavam do meu cabelo (mas o mudaram). Disseram que gostavam do modo como eu me maquiava (embora tenham mudado isso também).
  15. Coragem. Bondade. Amizade. Caráter. Essas são as qualidades que nos definem como seres humanos e acabam por nos conduzir à grandeza.
  16. Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós. É assim no céu. É só amor. E ninguém se esquece de quem ama.
  17. Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência.
  18. Meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior.
  19. Para mim, o Halloween é a melhor festa do mundo. Melhor até que o Natal. Posso usar fantasia. Usar máscara. Posso andar por aí como qualquer outra criança fantasiada e ninguém me acha estranho. Ninguém olha para mim duas vezes. Ninguém me nota. Ninguém me reconhece.
  20. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como os monumentos que as pessoas erguem em honra dos heróis depois que eles morrem.
  21. Nossos feitos são nossos monumentos. Construídos com memórias em vez de pedra.
  22. Ela não acha que eu seja comum. Diz que acha, mas, se eu fosse comum, ela não precisaria me proteger tanto. Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário. Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu.
  23. Se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus.
  24. Você tem que voltar. Todo mundo odeia a escola de vez em quando. Eu odeio às vezes. Odeio minhas amigas às vezes. É a vida, Auggie. Você quer ser tratado como um garoto normal, não quer? Isso é normal! Todo mundo tem que ir à escola, mesmo que de vez em quando tenha dias ruins. Ok?
  25. Eu tinha certeza de que mamãe não sabia qual era o problema, e acho que, na verdade, eu também não. Eu me sentia ao mesmo tempo muito triste e um tantinho feliz, meio com aquela vontade de rir e chorar de novo.
  26. Temos que lidar com os dias ruins. Agora, a menos que você queira ser tratado como um bebê pelo resto da vida, ou como uma criança com necessidades especiais, tem que engolir isso e voltar para a escola.
  27. Se quiseram me dar uma medalha por ser eu mesmo, tudo bem. Aceito. Não destruí a Estrela da Morte nem nada parecido, mas consegui passar pelo quinto ano. E isso não é fácil, mesmo que você não seja eu.
  28. Quem nós somos. Quem nós somos! Nós! Certo? Que tipo de pessoas somos? Que tipo de pessoas são vocês? Não é isso o mais importante? Não é esse tipo de pergunta que deveríamos nos fazer o tempo inteiro?
  29. É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante.
  30. Eu gosto do modo como os médicos falam. Gosto da sonoridade da ciência. Gosto de como palavras incompreensíveis explicam coisas incompreensíveis. Há um sem-número de pessoas por trás de “mosaicismo de linhagem germinativa”, “rearranjo cromossômico” e “mutação retardada”. Incontáveis bebês que nunca nascerão, como os meus.
  31. Uma coisa tão simples, a gentileza. Tão simples. Uma palavra de incentivo quando precisamos. Um gesto de amizade. Um sorriso breve.
  32. Sempre haverá idiotas no mundo, Auggie. Mas seu pai e eu acreditamos, de verdade, que há mais pessoas boas que más na Terra, e que as pessoas boas olham umas pelas outras, cuidam umas das outras. Assim como o Jack ficou do seu lado. E o Amos. E os outros garotos.
  33. O primeiro dia depois do feriado foi chuvoso e nojento. Um dia enlameado. Também era assim que eu me sentia por dentro.
  34. A questão é que, quando eu era pequeno, nunca me incomodava em conhecer outras crianças porque todas elas também eram pequenas. O legal de crianças pequenas é que elas não dizem coisas para tentar magoar você e, mesmo que às vezes façam isso, não sabem o que estão falando. Quando elas crescem, por outro lado… sabem muito bem o que estão dizendo. E isso, definitivamente, não é divertido para mim. Um dos motivos para eu ter deixado meu cabelo crescer no ano passado é que gosto do modo como a franja cobre meus olhos: isso me ajuda a tampar as coisas que não quero ver.
  35. Não basta ser amigável. Você tem que ser amigo.
  36. Mas a melhor maneira de medir quanto vocês cresceram não é por centímetros, nem por quantas voltas conseguem dar na pista, ou mesmo por sua média de notas, embora essas coisas, sem dúvida, sejam importantes. A melhor medida é o que vocês fizeram com seu tempo, como escolheram passar os dias e quem cativaram. Para mim, essa é a melhor medida do sucesso.
  37. Quando refletirem sobre este ano, quero que vejam onde estão agora e onde estiveram antes. Todos ficaram um pouco mais altos, um pouco mais fortes, um pouco mais inteligentes… espero.
  38. Só acho que você precisa aprender mais do que eu posso ensinar. Quer dizer… Ah, Auggie, você sabe como sou péssima com frações!
  39. O universo deixa tudo certo no final. O universo cuida de todos os seus pássaros.

Banner de Compra - Livro Extraordinário

Agora que você já viu dezenas de trechos e frases do livro Extraordinário, confira também uma seleção de frases de O Pequeno Príncipe!