34 mensagens e frases da Monja Coen para ressignificar sua Vida

“A vida é maravilhosa. Tão rápida e tão breve. Por que eu não a aprecio?”

Quem a acompanha de alguma forma sabe que os pensamentos e frases da Monja Coen nos fazem refletir mais sobre nossa vida e nossas ações no mundo.

Ela é uma zen budista nascida em São Paulo, e foi a primeira mulher e monja de ascendência não-japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil. Além disso, ainda é escritora, palestrante, lança vídeos na internet, entre várias outras coisas.

Veja alguns de seus ensinamentos e se inspire!

A seguir você encontrará:

Algumas frases da Monja Coen
Lindas mensagens da Monja Coen




Banner de Compra - Livro Aprenda a Viver o Agora




Frases da Monja Coen

Frases da Monja Coen

Confira uma seleção com algumas grandes frases da Monja Coen, que podem servir para você como uma mensagem de amor, reflexão, aceitação e aprendizado.

  1. “Vou fazer o meu melhor hoje, procurar a excelência em mim mesma.”
  2. “Hoje é um dia excelente para que eu descubra meu potencial de vida e o use sem desperdício e sem excessos.”
  3. “A vida é movimento e transformação. Somos responsáveis pelas nossas escolhas e decisões.”
  4. “Estamos em rede, tudo está conectado. Uma atitude benéfica transforma o entorno. O mal também. É um bumerangue. O que é jogado no mundo volta.”
  5. “A sabedoria não vem do acerto, mas sim do aprendizado com os erros.”
  6. “Apreciar e compreender a vida em cada instante é uma arte a ser praticada.”
  7. “Quando nossas emoções nos controlam, perdemos qualquer luta, qualquer batalha. Quando controlamos nossas emoções podemos vencer muitos inimigos.”
  8. “Queira o bem de todos os seres. Isso inclui você.”
  9. “Cada vez que um de nós se torna um ser iluminado, toda a humanidade caminha um passo em direção a iluminação.”
  10. “Não dê força às coisas que são prejudiciais. Não dê atenção a seus obstáculos. Eles existem; respeite-os, mas passe por eles.”
  11. “Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independentemente do seu “eu” individual.”
  12. “A vida é maravilhosa. Tão rápida e tão breve. Por que eu não a aprecio?”
  13. “Ame e manifeste esse amor agora.”
  14. “Mantenha viva a chama do amor incondicional e saiba se separar (se assim for) com a mesma ternura e respeito com que se uniu.”
  15. “Não seja controlado por ninguém. Não permita que os outros provoquem suas emoções e sentimentos.”
  16. “Não reclame do passado, pois ele trouxe você até aqui. E este momento é um ponto de partida para o seguinte. Sua transformação é agora.”
  17. “É preciso falar com assertividade e doçura, sem exigir dos outros o que eles não têm para oferecer e sim provocá-los a procurar pelo seu melhor.”
  18. “Não tenha preguiça, nem passe vontades e você verá como a vida é maravilhosa, mesmo em meio a todas essas “pré-ocupações”.”
  19. “O oposto da ganância é doação, caridade e amor. O antídoto para a raiva é compaixão e compreensão. Para a ignorância, sabedoria.”
  20. “Devemos aprender a lidar com emoções conflitantes. Assim, é possível interferir diretamente em nosso bem-estar e tornar o caminho mais fácil.”

Banner de Compra - Livro O que Aprendi com o Silêncio

Mensagens da Monja Coen

Mensagens da Monja Coen

Entre os vários pensamentos da Monja Coen, existem muitas mensagens budistas que nos fazem refletir mais sobre a vida e também sobre nós mesmos como seres humanos; confira!

  1. “Quando cria harmonia em si próprio, o ser humano provoca harmonia nas coisas à sua volta. A questão é perceber que estamos em rede, que tudo está conectado e que uma atitude benéfica transforma o entorno.”
  2. “O Universo não pára, está tudo se movendo, tudo fluindo. Sofremos porque tentamos segurar aquilo de que gostamos. Não podemos segurar nada. A única coisa que podemos fazer é fluir junto.”
  3. “É necessário encantamento, apreciar cada instante da vida que é tão curta, tão breve, e apreciá-la com as suas múltiplas provocações. Estar presente para poder responder de forma sábia, adequada, amorosa, a todas elas.”
  4. “Nós somos feitos de tudo que existe no universo. Se não cuidarmos de tudo, não estamos cuidando de nós. Quando nós nos engajamos em ações sociais, de cuidar daqueles que precisam sem a intenção de estar sendo bonzinho, mas percebendo que o outro sou eu, que todos os outros que nós encontramos são aspectos de mim mesmo, é que a minha doação é livre e solta de intenções. Ela se torna uma ação efetiva de transformação.”
  5. “Faça o bem, fale o bem, pense o bem. Perceba que cada ser que encontramos é um ser iluminado, disfarçado a nos mostrar o caminho. Alguns nos mostram como não devemos ser. Outros como devemos ser.”
  6. “Sem o controle da mente não é possível controlar o corpo. Sem conhecer a mente não é possível conhecer o corpo. Corpo e mente devem ser observados e treinados com a mesma intensidade. Os movimentos dependem de comandos mentais. As emoções podem provocar comandos imprecisos. Ter boa técnica, apenas, não é suficiente.”
  7. “É fácil provocar a raiva em outra pessoa, um olhar de pouco-caso, um desrespeito, um insulto. Mas o grande guerreiro consegue vencer essa batalha. Não pelo soco, pelas técnicas de luta física, mas pelo controle de si mesmo.”
  8. “Estamos vivendo uma situação raríssima. Não podemos agir como se estivesse tudo bem. Por outro lado, este novo vírus tornou mais visível algo que sempre existiu. A vida humana é frágil. Qualquer coisa pode destruí-la.”
  9. “Para atingir nossos objetivos é preciso agir. Não devemos pensar que “um dia alcançaremos o que desejamos”. Na verdade, ao praticar, já estamos conseguindo. Um corredor precisa correr e não somente ler livros sobre corrida. Ele precisa colocar um tênis e sair para treinar. É assim para tudo na vida!”
  10. “Você acredita em uma transformação da sociedade após a pandemia? Não podemos nos esquecer do que estamos passando agora. Quando tudo isso terminar, continuaremos sendo pessoas egoicas, fechadas em si mesmas, carregando os celulares na rua e batendo a cabeça uns nos outros? Que a consciência humana possa ser despertada! Que possamos sair do “euzinho” separado! Que possamos perceber que somos um só corpo, uma só vida com tudo o que existe!”
  11. “Embates, dificuldades nos relacionamentos e desentendimentos sempre nos mostram algo. Esse algo revela aquilo que precisamos aprimorar em nós e não no outro. Estamos sempre querendo mudar ou corrigir o outro… Precisamos perceber que todas as possibilidades humanas — inclusive falhas – existem em nós. Temos que estar abertos para encontrar o caminho.”
  12. “Como reagir quando as pessoas tentam nos controlar? Acreditamos que decisões e reações são fruto de nosso raciocínio. Mas, na verdade, os sentimentos e as circunstâncias é que moldam nossa visão de mundo. Então, como evitar que pessoas, emoções e pensamentos negativos tenham poder sobre nós? Estando no controle!”
  13. “Você pode fazer de sua casa uma prisão ou um caminho de libertação. Até os pássaros estão presos pelos espaços nos quais podem voar. Estar em sua própria companhia pode ser extremamente agradável. Você pode ler um livro, viajar para o passado, futuro ou presente. Pode sentar-se em meditação, respirar conscientemente e oferecer os méritos de suas preces e práticas espirituais meditativas para que todos se beneficiem.”
  14. “O que mais nos prejudica é a criação egocêntrica do “eu primeiro”. Quando colocamos esse “eu” no devido lugar, ele se transforma em “nós”. Não brigue com as pessoas, principalmente as que vivem com você. Pense sempre nas qualidades do outro.”

Livros recomendados da Monja Coen:

Agora que você viu algumas frases e pensamentos da Monja, deixamos na tabela abaixo algumas indicações de livros que ela escreveu, e que podem te ajudar muito na sua busca por uma vida mais plena; confira!

Livros Monja Coen Melhor preço
Aprenda a viver o agora AQUI
O que aprendi com o silêncio AQUI
A sabedoria da transformação AQUI
Zen para distraídos AQUI
O inferno somos nós AQUI
Coletânea Monja Coen AQUI
Nem anjos nem demônios AQUI
108 contos e parábolas orientais AQUI

Aproveite e veja também uma seleção de frases de Leandro Karnal.