28 frases de Chimamanda Ngozi que são simples, mas dizem muito

"O problema de gênero é prescrever como devemos ser, em vez de reconhecer como somos."

Os pensamentos e frases de Chimamanda Ngozi Adichie abordam principalmente temas como a desigualdade, feminismo e como meninos e meninas ainda são educados de maneira tão diferente.

Ela é uma escritora nigeriana que ficou mundialmente conhecida por suas obras: Hibisco Roxo (2003), Meio Sol Amarelo (2006), No Seu Pescoço (2009), Americanah (2013), Sejamos Todos Feministas (2014) e Para Educar Crianças Feministas – Um Manifesto (2017).

Veja alguns de seus pensamentos e reflita com a autora!

Banner de Compra - Hibisco Roxo




Frases de Chimamanda Ngozi Adichie

"Porque você é menina" - Chimamanda Ngozi Adichie

Abaixo você verá uma seleção com algumas das melhores frases de Chimamanda Ngozi Adichie que, assim como diversos pensamentos e frases de Djamila Ribeiro, abordam como a mulher ainda é tratada na sociedade.

  1. Eu cometo constantemente o erro de pensar que algo óbvio para mim é óbvio para todo mundo.
  2. Temos um mundo cheio de mulheres que não conseguem respirar livremente porque estão condicionadas demais a assumir formas que agradem aos outros.
  3. Imagine como seríamos mais felizes, o quão livres seríamos para sermos nós mesmos, se não tivéssemos o peso das expectativas de gênero.
  4. Seja uma pessoa completa. A maternidade é uma dádiva maravilhosa, mas não seja definida apenas pela maternidade. Seja uma pessoa completa.
  5. A pessoa mais qualificada para liderar não é a pessoa fisicamente mais forte. É a mais inteligente, a mais culta, a mais criativa, a mais inovadora. E não existem hormônios para esses atributos. Tanto um homem como uma mulher podem ser inteligentes, inovadores, criativos. Nós evoluímos. Mas nossas ideias de gênero ainda deixam a desejar.
  6. A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da cultura, então temos que mudar nossa cultura.
  7. Nossas histórias se agarram a nós. Somos moldados pelo lugar de onde viemos.
  8. O feminismo não diz que você não pode casar e ter filhos, e sim que você deveria ter uma escolha. O feminismo quer que as mulheres escolham.
  9. Criamos as meninas de uma maneira bastante perniciosa, porque as ensinamos a cuidar do ego frágil do sexo masculino. Ensinamos as meninas a se encolher, a se diminuir, ao lhes dizer: “Você pode ter ambição, mas não muita. Deve almejar o sucesso, mas não muito. Senão você ameaça o homem. Se você é a provedora da família, finja que não é, sobretudo em público. Senão você emasculará o homem”.
  10. É claro que não estou preocupada em intimidar os homens. O tipo de homem que se sente intimidado por mim é exatamente o tipo de homem que eu não tenho nenhum interesse.
  11. Escolher escrever é rejeitar o silêncio.
  12. Precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de um outro modo. O modo como criamos nossos filhos homens é nocivo. Nossa definição de masculinidade é muito estreita. Abafamos a humanidade que existe nos meninos, enclausuramo-los numa jaula pequena e resistente. Ensinamos que eles não podem ter medo, não podem ser fracos ou se mostrar vulneráveis, precisam esconder quem realmente são – porque têm de ser, como se diz na Nigéria, homens duros.

Banner de Compra - Para Educar Crianças Feministas

  1. Toda vez que os garçons me ignoram, me sinto invisível. Fico chateada. Quero dizer a eles que sou tão humana quanto um homem – e digna de ser cumprimentada.
  2. O problema de gênero é prescrever como devemos ser, em vez de reconhecer como somos. Seríamos bem mais felizes, mais livres para ser quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das expectativas do gênero.
  3. Homens e mulheres são diferentes. Temos hormônios diferentes, órgãos sexuais diferentes e atributos biológicos diferentes – as mulheres podem ter filhos, os homens não. Os homens têm mais testosterona e, em geral, são fisicamente mais fortes que as mulheres. Existem mais mulheres do que homens no mundo – 52% da população mundial é feminina. Mas os cargos de poder e prestígio são ocupados pelos homens. A nigeriana Wangari Maathai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, se expressou muito bem e em poucas palavras quando disse que, quanto mais perto do topo chegamos, menos mulheres encontramos.
  4. A história sozinha cria estereótipos, e o problema com estereótipos é que não é que eles não são verdadeiros, mas que eles são incompletos. Eles fazem uma história se tornar a única história.
  5. Perdemos muito tempo ensinando as meninas a se preocupar com o que os meninos pensam delas. Mas o oposto não acontece. Não ensinamos os meninos a se preocupar em ser “benquistos”. Se perdemos muito tempo dizendo às meninas que elas não podem sentir raiva ou ser agressivas ou duras, elogiamos ou perdoamos os homens pelas mesmas razões.
  6. Ao dizermos que os pais estão “ajudando”, o que sugerimos é que cuidar dos filhos é um território materno, onde os pais se aventuram corajosamente a entrar. Não é.
  7. Em todos os lugares do mundo, existem milhares de artigos e livros ensinando o que as mulheres devem fazer, como devem ou não devem ser para atrair e agradar aos homens. Livros sobre como os homens devem agradar às mulheres são poucos.
  8. Às vezes, as mães, tão condicionadas a ser tudo e a fazer tudo, são cúmplices na redução do papel dos pais.
  9. Muita gente diz que a mulher é subordinada ao homem porque isso faz parte da nossa cultura. Mas a cultura está sempre em transformação. Tenho duas sobrinhas gêmeas e lindas, de 15 anos. Se tivessem nascido há 100 anos, teriam sido assassinadas. Há 100 anos, a cultura Igbo considerava o nascimento de gêmeos como um mau presságio. Hoje, essa prática é impensável para nós.
  10. Nunca lhe diga para fazer ou deixar de fazer alguma coisa “porque você é menina”. “Porque você é menina” nunca é razão para nada. Jamais.
  11. Ensine a sua filha a questionar a linguagem. A linguagem é o repositório de nossos preconceitos, de nossas crenças, de nossos pressupostos. Mas, para lhe ensinar isso, você terá de questionar sua própria linguagem.
  12. Todo mundo vai dar palpites, dizendo o que você deve fazer, mas o que importa é o que você quer, e não o que os outros querem que você queira. Por favor, não acredite na ideia de que maternidade e trabalho são mutuamente excludentes.
  13. Você não pode escrever um roteiro em sua mente e depois se forçar a segui-lo. Você tem que ser você mesmo.
  14. Não se limite a rotular alguma coisa de misógina — explique a ela porque aquilo é misógino e como poderia deixar de ser. Ensine-lhe que, se você critica X nas mulheres e não critica X nos homens, então você não tem problemas com X, mas com as mulheres.
  15. O feminismo quer um mundo onde haja homens e mulheres nas posições de poder.
  16. Um casamento pode ser feliz ou infeliz, mas não é uma realização. Condicionamos as meninas a aspirarem ao matrimônio e não fazemos o mesmo com os meninos.

Agora que você viu algumas frases e pensamentos de Chimamanda Ngozi, deixamos na tabela abaixo algumas indicações de livros dela que foram traduzidos para o português; confira!

Capa Livros de Chimamanda Ngozi Onde comprar
Meio sol amarelo Meio sol amarelo AQUI
Hibisco roxo Hibisco roxo AQUI
Americanah Americanah AQUI
No seu pescoço No seu pescoço AQUI
O perigo de uma história única O perigo de uma história única AQUI
Para educar crianças feministas Para educar crianças feministas AQUI
Sejamos todos feministas Sejamos todos feministas AQUI

Depois de ver a seleção com vários pensamentos e frases de Chimamanda Ngozi Adichie, não deixe de ler também o artigo com algumas das melhores frases do livro de Michelle Obama.