36 frases do livro Pai Rico, Pai Pobre que vão além de conselhos

"Pessoas pequenas permanecem pequenas porque pensam pequeno, agem sozinhas ou não fazem nada."

Caso você esteja desmotivado, alguns trechos e frases do livro Pai Rico, Pai Pobre podem te dar uma dose de ânimo e motivação, além de também passar alguns ensinamentos sobre a forma de gerir suas economias e seus investimentos, sejam eles quais forem.

O livro Pai Rico, Pai Pobre é de autoria de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, e busca motivar os leitores a buscar sua independência financeira de diferentes formas; confira alguns dos principais trechos e frases da obra e se inspire com o que achar mais relevante e útil!

Banner de Compra - Livro Pai Rico, Pai Pobre




Trechos e frases do livro Pai Rico, Pai Pobre

Se pobre - Frase do Livro Pai Rico, Pai Pobre

  1. Veja uma seleção de frases do livro Pai Rico, Pai Pobre para se inspirar e refletir sobre o que você entende sobre gestão financeira -, depois leia frases do livro O Milagre da Manhã que também falam sobre como obter sucesso!
  2. Estou muito preocupado pelo fato de que gente demais se preocupa excessivamente com dinheiro.
  3. A inteligência resolve problemas e gera dinheiro. O dinheiro sem a inteligência financeira é dinheiro que desaparece depressa.
  4. Uma pessoa inteligente contrata pessoas mais inteligentes do que ela mesma.
  5. Você passa a vida na rotina, fazendo as coisas certas. Mas a verdade é que a vida o leva à submissão. No fundo, no fundo, você tem pavor de se arriscar. Queria, na verdade, vencer, mas o medo de perder é maior do que o entusiasmo da vitória. No íntimo, só você saberá que não foi atrás disso. Você escolheu a segurança.
  6. Quem não tem força interior muitas vezes se torna vítima.
  7. O fracasso inspira os vencedores. E o fracasso derrota os perdedores. É o maior segredo dos ganhadores. É o segredo que os perdedores não conhecem. O maior segredo dos vencedores é que o fracasso inspira a vitória; por isso eles não têm medo de perder.
  8. Se usassem o poder do espelho, teriam se perguntado: “Isto tem sentido?” Com muita frequência, em vez de confiar em sua sabedoria íntima, a maioria das pessoas acompanha a multidão. Fazem apenas o que todo mundo faz.
  9. As grandes oportunidades não são vistas com os olhos. São vistas com a mente. Muita gente não ficará rica nunca simplesmente porque não tem o treinamento financeiro para reconhecer oportunidades que estão bem à sua frente.
  10. Dito de forma simples, pessoas que têm baixa autoestima e reduzida tolerância à pressão financeira não poderão nunca, e quero dizer isso mesmo, nunca, ser ricas. Como já disse, uma lição aprendida com o pai rico foi que o “mundo vai bater em você”. O mundo bate nas pessoas não porque as outras pessoas sejam ruins mas porque os indivíduos não têm controle interno e disciplina.
  11. Como o sistema educacional pode ensinar o que não conhece? E como os pais podem ensinar a seus filhos o que a escola não ensina? Como você pode ensinar contabilidade para uma criança? Ela não achará aborrecido? E como os pais podem ensinar a investir se eles próprios são avessos ao risco? Em vez de ensinar a meus filhos a buscar a segurança, decidi que o melhor era ensiná-los a ficar espertos.
  12. Prefiro saudar a mudança do que temê-la. Prefiro me entusiasmar com a possibilidade de ganhar milhões do que me preocupar com não conseguir um aumento de salário.
  13. Ele estava certo. Ele precisava de novas respostas e eu também. O conselho de meus pais pode ter funcionado para as pessoas que nasceram antes de 1945, mas pode ser um desastre para os que nasceram em um mundo em rápida transformação.
  14. A maioria das pessoas não percebe que na vida o que importa não é quanto dinheiro você ganha, mas quanto dinheiro você conserva.
  15. Uma das razões pelas quais os ricos ficam mais ricos, os pobres, mais pobres e a classe média luta com as dívidas é que o assunto dinheiro não é ensinado nem em casa nem na escola.
  16. É besteira imaginar que a formação oferecida pelo sistema de ensino preparará seus filhos para o mundo que eles encontrarão depois de formados. As crianças precisam de mais educação. Uma instrução diferente. E elas precisam conhecer as regras.
  17. Aprenda a usar suas emoções para pensar e não pensar com suas emoções.
  18. O dinheiro só acentua o padrão de fluxo de caixa que está na sua mente. Se seu padrão for gastar tudo o que ganha, o mais provável é que um aumento de dinheiro disponível apenas resulte em um aumento de despesa.
  19. Não recomendo nada do que faço. Os exemplos são apenas isso: exemplos. Se a oportunidade é muito complexa e eu não entendo o investimento, não faço. Matemática simples e bom-senso são tudo o de que se necessita para alcançar sucesso financeiro.
  20. Meu cérebro fica mais forte a cada dia porque eu o exercito. Quanto mais forte fica, mais dinheiro ganho.
  21. O dinheiro é uma forma de poder. Mais poderosa ainda, entretanto, é a instrução financeira. O dinheiro vem e vai, mas se você tiver sido educado quanto ao funcionamento do dinheiro, você adquire poder sobre ele e pode começar a construir riqueza.
  22. Pessoas pequenas permanecem pequenas porque pensam pequeno, agem sozinhas ou não fazem nada.
  23. Há uma diferença entre ser pobre e estar quebrado. Estar quebrado é algo temporário, ser pobre é algo eterno.
  24. Os ricos compram ativos. Os pobres só têm despesas. A classe média compra passivos pensando que são ativos.
  25. Os vencedores não têm medo de perder. Mas os perdedores, sim. Os fracassos são parte do processo do sucesso. As pessoas que evitam os fracassos também evitam os sucessos.
  26. A vida bate em todos nós. Alguns desistem. Outros lutam. Alguns aprendem a lição e seguem em frente. Eles recebem satisfeitos os trancos da vida. Para estes, isto quer dizer que precisam e querem aprender alguma coisa. Eles aprendem e prosseguem em frente. A maioria desiste e uns poucos, como você, lutam.
  27. Não trabalho por dinheiro. O dinheiro trabalha para mim.
  28. Aposentadoria não significa deixar de trabalhar. Para minha mulher e para mim, quer dizer que, se não houver mudanças cataclísmicas inesperadas, podemos trabalhar ou não, e nossa riqueza continuará aumentando automaticamente, ficando bem à frente da inflação.
  29. Evitar o dinheiro é tão neurótico quanto ser apegado ao dinheiro.
  30. As emoções são o que nos torna humanos. Elas nos tornam reais. A palavra “emoção” representa energia em movimento. Seja sincero a respeito de suas emoções e use sua mente e suas emoções a seu favor, não contra você.
  31. A primeira lição relativa a fazer o dinheiro trabalhar para mim, em vez de trabalhar pelo dinheiro, tem na verdade tudo a ver com poder. Se você trabalha pelo dinheiro, está cedendo o poder a seu empregador. Se seu dinheiro trabalha para você, você mantém e controla o poder.
  32. Em minha experiência pessoal, o gênio financeiro exige tanto conhecimento técnico quanto ousadia. Se o medo for muito forte, o gênio se extingue.
  33. A inteligência financeira é o processo mental pelo qual resolvemos nossos problemas financeiros.
  34. A inteligência financeira é simplesmente ter mais opções. Se as oportunidades não aparecem à sua frente, que outra coisa você pode fazer para melhorar sua posição financeira? Se uma oportunidade lhe cai do céu, e você não tem dinheiro, e o banco não lhe dá atenção, o que mais poderia fazer para essa oportunidade trabalhar a seu favor? Se seu palpite é errado e o que você esperava não acontece, como pode transformar um limão em milhões? Isso é inteligência financeira. Não é tanto o que acontece, mas quantas soluções financeiras diferentes você pode imaginar para transformar um limão em milhões. É a sua criatividade a serviço da solução de problemas financeiros.
  35. Especialmente se levarmos em conta a duração da vida da pessoa. Um emprego é na verdade uma solução de curto prazo para um problema de longo prazo.
  36. Uma das razões pelas quais os ricos ficam mais ricos, os pobres ficam mais pobres é porque o assunto do dinheiro é ensinado em casa, não na escola. Muitos de nós aprendemos sobre dinheiro com nossos pais. Então, o que um pai pobre pode dizer ao filho sobre dinheiro? Eles simplesmente dizem “Fique na escola e estude bastante”. A criança pode-se formar com excelentes notas, mas com a programação financeira e a mentalidade de uma pessoa pobre.

Banner de Compra - Livro Pai Rico, Pai Pobre

Agora que você já viu diversos trechos inspiradores do livro Pai Rico, Pai Pobre, não deixe de conferir também uma seleção com algumas das melhores frases do livro Mais Esperto que o Diabo, livro de Napoleon Hill que trata assuntos envolvendo sucesso, fracasso, etc.